Pesquise o blog Aqui

terça-feira, 1 de maio de 2012

Tudo sobre Acne


Ooi amores tudo bem?
Hoje vim deixar uma postagem do blog E aí beleza? 
O assunto é Acne.. aquele mal que muitos de nós temos.. Tava dando uma olhada no blog dela e gosteei muito da postagem.. explica sobre a Acne.. O que é ela? Como cuidar? Porquê eu tenho Acne entre outros..
O texto é grande, mais de acordo de como você vai lendo, vai continuar a ler mais & mais..
Ta explicando de uma maneira fácil e vai tirar todas as suas duvidas.. 

APROVEITE..


Sei que o público aqui é bem eclético, com Bonitas de todas as faixas etárias. Mas tenho certeza de que são raríssimas entre nós que nunca sofreram com essa danada: a Acne!
Acne (acne vulgar) é uma condição dos folículos pilosos, principalmente da face, peito e costas, que atinge homens e mulheres, principalmente durante a adolescência. Ela está ligada a ação (desnorteada) doshormônios, além de outros fatores pontuais.
Não é causada por bactérias, porém as bactérias desempenham um papel importante no seu desenvolvimento, piorando bastante o quadro – e por isso alguns casos requerem o uso de antibióticos no tratamento.
Sem dúvida é uma das queixas mais constantes nos consultórios – e nas nossas próprias lamentações dométicas. A Acne e as marcas que ela deixa são chateações recorrentes que atingem pessoas de ambos os sexos e em todas as faixas etárias, inclusive na idade adulta.
A Acne acontece quando as glândulas sebáceas são super estimuladas (por isso os hormônios têm papel crucial). Com a produção de óleo aumentada, fica maior a probabilidade dos poros entupirem e as células inflamarem. Quando ocorre o entupimento, a parede do poro começa a se distender indefinidamente, ficando sujeita ao rompimento. É nesse momento que substâncias irritantes e bactérias conseguem acesso às camadas mais profundas da pele, produzindo inflamação.
Como dissemos, Acne é intimamente relacionada a ação de hormônios, portanto, essa é uma causa que merece ser investigada. Para isso é indispensável procurar um médico. Só ele pode fazer os exames clínicos e laboratoriais para um diagnóstico preciso e, se for o caso, tomar as medidas necessárias para regular os níveis hormonais.
Muitas vezes os exames vão acusar normalidade, mas a pele vai dizer o contrário. Nesse momento entra o fator crucial: a individualidade. O que é normal pra mim pode ser anormal para você. Os exames trabalham com índices médios, referências de normalidade, tudo por amostragem. O que fazer então? Quanto aos hormônios, pergunte ao doutor. Para a pele, existem coisas que você pode – e deve – fazer, independente dos resultados do laboratório.
Como lidar?
Acne tem a ver essencialmente com:
  • -Poros obstruídos ;
  • -Bactérias que ficam na superfície da pele ;
  • -Oleosidade.
Parece simples, mas sabemos bem como é difícil controlar essa equação, certo?
Razoavelmente fácil de reconhecer, ela costuma aparecer como:
  • Comedões; que são os poros obstruídos, formado a superfície engrossada ;
  • Cravos; os pontos pretos ou levemente escurecidos na superfície do poro (eles não ficam pretos por sujeira, como diz o senso comum, mas pela oxidação de óleo e melanina) ;
  • Areas irritadiças e avermelhadas ;
  • Pústulas e cistos; as espinhas com ponta amarela, que podem ser profundas ou as chamadas espinhas internas e furúnculos.


A palavra é controle. Acne é persistente e tinhosa. Ela só precisa de um dia de preguiça de nossa parte e lá estará, pronta para reinar por semanas.
A saída é montar uma estratégia em cima do que conhecemos. Se os hormônios vão pirar e produzir óleo loucamente, nos resta tentar manter essa oleosidade sob controle.

COMO CUIDAR?

1----Mantenha a pele limpa. Lave o rosto duas vezes ao dia, a primeira ao acordar e a segunda vez antes de dormir. Não é necessário nem recomendável lavar mais do que isso. Expor a pele oleosa a muitas substâncias de limpeza pode ser entendido como uma “agressão” pela pele e, para se proteger, ela produzirá mais óleo. Esse é o famoso efeito rebote e ele também pode acontecer com o abuso de produtos que contenham álcool na fórmula.

2----Antes de reaplicar pó compacto ou mesmo blotter, para diminuir o brilho, retire a oleosidade que está sobre a pele com blotting paper. Você não precisa esfregar o rosto, basta pressionar levemente o papel sobre a pele, esperando alguns segundos em cada área para que ele absorva o óleo. Dica econômica: corte papel de seda e mantenha em um local limpo na necéssaire. Já papel toalha ou higiênico não são tão eficientes quanto o de seda. Eles até absorvem a oleosidade, mas levam junto maquiagem, protetor, hidratante…

3----Sempre escolha produtos sem óleo (oil free). Todos eles: maquiagem, protetor solar e hidratante. Não serve reduzido, procure sem óleo algum, pelo menos enquanto a pele estiver com crises frequentes. Não precisa ficar neurótica decifrando a composição química dos produtos, apenas procure a indicação “Oil Free” ou “livre de Óleo” na embalagem. Atualmente os fabricantes fazem questão de deixar essa informação bem visível.

4----Use tônico próprio para peles oleosas (sem álcool) sempre depois de lavar o rosto. Como já falamos aqui nesse post, o tônico tem ativos que ajudam a manter o equilíbrio da pele por mais tempo, entre uma lavagem e outra. Isso mantém o tamanho regular dos poros e não provoca a produção exagerada de sebo.

5----Alimentação equilibrada é o passaporte da beleza de dentro pra fora. Não precisa se privar completamente dos porcaritus que a gente tanto adora, mas saia da linha ocasionalmente. No dia a dia dê preferência para comida do tipo caseira, feita com pouca gordura e inclua muitas frutas, vegetais e folhas nas suas refeições. Esses alimentos estão cheios de vitaminas e antioxidantes, que ajudam a cuidar da pele (e saúde como um todo, claro).

6----Não cutuque.

7----Não cutuque.

8----Não cutuque. Uma espinha é uma bomba pronta para explodir e inflamar. Mesmo que ela seja uma irritante descarada, que apareceu bem no meio do seu rosto, ela não merece sua energia. Ignore sua presença malígna. Nada de passar a mão (cheia de bactérias) e muito menos estourá-la. Se você fizer isso o risco de inflamação aumenta, podendo até se transformar em infecção.

AGORA!
Você fez tudo isso (de verdade, tudo mesmo) e não consegue controlar a oleosidade? É hora de procurar um Dermatologista, que é o profissional indicado para indicar tratamentos terapêuticos adequados, inclusive com a prescrição de medicamentos quando – e se – for o caso.

Coisas que você precisa saber
A Acne não vai desaparecer de um dia para outro. A inflamação e irritação vão diminuindo aos poucos, na medida em que você persistir nos cuidados diários. Uma única espinha pode ficar se-ma-nas sobre a pele. Não desanime, você está fazendo tudo certo e vai colher os resultados depois.

Não cutuque (já falei isso?). O ponto vermelho elevado não é uma cicatriz. Mantenha suas mãos longe dele, higienize duas vezes ao dia e tudo ficará bem.

Secativos são eficientes, mas use apenas sobre a erupção, mesmo que você perca um tempinho nessa aplicação cuidadosa. Quando espalhados também sobre a pele sadia eles causam irritação, e advinhe o que acontece nessa situação? A pele produz mais óleo. Irônico, né.
Para evitar manchas e cicatrizes, além de não espremer nada, em hipótese alguma, não se esqueça de proteger a pele da radiação solar (e da tela do computador). Existem ótimos filtros solares próprios para pele acnéica. Oil Free, sempre.
Não abandone a rotina de cuidado mesmo depois que a Acne desaparecer. Quando você assumir esse compromisso com sua saúde, sua pele será outra e, isso sim, é recompensa de longo prazo!
Mas não é só isso, Acne é um assunto que rende pano pra manga. Os desdobramentos ficam para outro post, por isso, podem caprichar nos comentários: dúvidas, mitos, tentativas de tratamento, camuflagem para emergências, contem e perguntem tudo!
                         

Tônicos que ajudam a controlar a oleosidade






1---Completely Clean Tônico Facial Avon Solutions – O Tônico Facial alcohol free* complementa a limpeza, removendo impurezas e vestígios de maquiagem sem agredir ou ressecar a pele.

2---Tônico Purificante Facial Red Rice - Tônico bi-fásico super fresco que oferece uma acabamento perfeito. Recomendado para pele mista e oleosa, a primeira fase do tônico purifica e a segunda fase matifica, deixando a pele fresca e perfeitamente limpa.

3---Tônico Purificante Stay Clear Nivea Young – Limpa os resíduos na pele, deixando prolongada a sensação frescor. Fórmula refrescante, com Ativo Regulador do Brilho, enriquecida com minerais marinhos.

4---Tônico Hidratante Sem Alcool New Care - complementa a limpeza, sem ressecar. Remineraliza, equilibrando as condições naturais da pele. Hidrata, proporcionando sensação suave após o uso. Desenvolvido para complementar o processo de limpeza da pele, deixando-a fresca e suave. Sua fórmula é enriquecida com oligoelementos e sais minerais.

5---Cucumber Herbal Extract Alcohol Free Toner Kiehl’s – Refresca, equilibra e desestressa a pele, graças ao extrato de pepino em sua composição. Com óleo de calêndula e alantoína, acalma e suaviza, combatendo irritações cutâneas. De efeito levemente adstringente, este tônico é totalmente livre de álcool. (comprar)

6---Calendula Herbal Extract Alcohol-Free Toner Kiehl’s – formulado com extratos de ervas cuidadosamente selecionadas, que limpa e acalma todos os tipos de pele, sem uso de álcool. Sua fórmula à base de calêndula acalma a pele. Com alantoína, um derivado da raiz do confrei, possui ação antisséptica e anti-inflamatória e a bardana proporciona hidratação à pele. (comprar)

7---Neutrogena Alcohol Free Toner – Complemento para limpeza da pele. Oferece limpeza e tonificação refrescante, sem o ressecamento provocado pelo álcool. Remove delicadamente as impurezas, revigorando sem agredir.

8---Tônico Preparativo Contém 1G – indicado para todos os tipos de pele. Com Derivados do Arroz e Alfa Bisabolol. Equilibra o pH da pele, complementa a limpeza e ajuda a manter a pele matificada.

9---Tônico Suave Hidratante Nivea Visage – fórmula suave e sem álcool enriquecida com Amendoa, Calêndula e Camomila.

10---Klin Activ Tônico Facial Futura Biotech – Complexo Bio-normalizador; Pró-vitmaina B5; Colágeno e Elastina Hidrolisadas; Rico em Vitaminas A, B e C, saia minerais, flavonóides e aminoácidos. Não contém parabenos. (comprar)

Então pessoal, é isso.. Eu espero que todos tenham lido até o final, e que tenham esclarecido suas dúvidas, mais qualquer coisa, deixe seus comentários..


                        Um enorme beijo.. Fiquem com Deus & Não cutuque! (risos).


                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário